COMO CONTAR UMA HISTÓRIA

       Olá! Bem vindo(a) ao MDCI Virtual.

      Uma boa história é construída de muitos elementos. História bem contada tem clima, tensão, ritmo, revelações. Essa seção traz algumas sugestões para desenvolver o seu relato :

  • Aqui você é livre para utilizar o seu estilo de escrita. Contudo no seu texto evite xingamentos, ofensas pessoais e disseminar atitudes preconceituosas, afinal fazer o bem começa pelo RESPEITO. Tente contar o fato de forma sequencial conectando os pontos. Se não for possível não tem problema.

  • Escolha um tema com histórias que mais gosta. Você pode escrever temáticas sobre histórias do cotidiano das pessoas, do lugar (sua rua, bairro, escola, paisagem natural) do passado ou de agora. Use a criatividade.

  • Antes de iniciar  uma história, verifique se as etapas: começo, meio e fim estão alinhadas. Geralmente, o começo introduz o assunto; o meio desenvolve a história; e o final pode apresentar uma conclusão.

  • Outra dica valiosa para ganhar tempo na sua publicação é fazer um rascunho (escrito ou digitado) da sua história. Assim, você pode utilizar o recurso de copiar (ctrl C) e colar (ctrl V) e depois publicar.

 

  • ​Uma técnica sugerida é a utilização de perguntas descritivas e de movimento, pois ajudam a dinâmica do contar da história, por exemplo: Como era tal lugar do bairro? O que você fez depois que saiu de casa? Qual o trajeto para ir até a praça?

 

  • Não esqueça de incluir palavras-chave (tags) relacionadas ao relato. (ex. cartas, infância, namoro à distância, telegramas etc).

  • Você pode incluir fotos relacionadas ao tema da sua história. As imagens ou fotos devem ter no máximo 1 Mb e sua publicação é de  inteira responsabilidade do autor.

      Sucesso para sua história.

 

ENTÃO, CONTE SUA HISTÓRIA! 

                                            Um minuto da sua atenção!

Antes de enviar sua história é preciso se cadastrar para aceitar os termos de publicação e ter permissão de publicar no portal. Clique no botão abaixo a fim de realizar seu cadastro e obter autorização de publicação. 

COMO INCLUIR HISTÓRIAS NO ACERVO

Importante ressaltar que sua contribuição é voluntária e tacitamente autoriza que o material enviado passa a fazer parte do acervo do Museu Virtual MDCI. O presente site é um projeto sem fins lucrativos, com teor educativo, voltado para preservação da memória e história local. Para além disso é uma devolutiva ao Colégio Estadual Gov. Lomanto Júnior e à comunidade de Itapuã.  

 

Defina qual tipo de conteúdo você quer registrar no acervo: a coleção pode ser de histórias, ou apenas imagens. Você decide!  

Para tanto acesse o site do MDCI, faça seu login ou seu registro e envie a história nessa mesma página, através do formulário abaixo. Ao terminar de preencher o formulário, clique no botão "Clique e envie sua história!".

Pronto! Em pouco tempo a sua história estará na página "Histórias", no nosso Acervo, disponível para todos que entrarem no site.

Aproveite também para acessar a página "Arquivos", no Acervo do MDCI, e consulte os materiais já enviados e coletados pelos usuários do site. Lá, você pode criar sua própria pasta e seus arquivos, além de ver e favoritar arquivos de outros usuários.

Agora é só começar a participar da História!

Envie sua história aqui!

Você precisa estar cadastrado no site para enviar a sua história. Ainda não está cadastrado?  Clique no ícone "Entrar"  situado no começo da página para se registrar como novo usuário. Caso já possua cadastro basta clicar  em "Entrar" para  ter acesso.

É obrigatório inserir seu nome, o título da história e de onde você é. A imagem é opcional.

Escolha uma imagem para ilustrar a sua história.​

escolha um arquivo
tamanho máximo: 1MB

Salvador, BA © 2019 – MUSEU VIRTUAL MDCI

site feito por Lara Carvalho através do Wix