Nossa História

O Museu Virtual MDCI é resultado do produto de Mestrado do Prof. Fernando Sestelo, concluído em 2019. Fruto de diversas mãos e boas energias humanas tem a premissa de possibilitar a qualquer pessoa contar sua história e registrar memórias de vida, do lugar, do cotidiano ou da escola. Considerando que do local se chega ao global o propósito é contribuir na preservação da memória e história local de um patrimônio cultural chamado: bairro de Itapuã.

A ideia foi gestada, em 2014, em meio as propostas de elaboração do plano de ação para a disciplina de História do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior sobre o tema História, Educação, Direitos Humanos e Educomunicação. Assim, elaborou-se o projeto: “Baú de Memórias: a história de Itapuã dentro de um museu” - resultando em uma exposição interativa criada colaborativamente pelo Pibid-História da Ufba, com o professor de história Fernando Sestelo, além de contar com o apoio da gestão do colégio. A base material foi a documentação do Museu Didático Comunitário de Itapuã - MDCI, implementado em 1994 e descontinuado em 2000. A proposta inicial vislumbrava utilizar o material deste acervo do MDCI na prática docente visando a melhoria da aprendizagem no ensino da História. Entretanto ao debruçamos no exame mais detalhado do acervo constatamos ser este um valioso material que infelizmente ficou esquecido, relegado ao abandono e acondicionado de forma precária em um depósito do colégio durante mais de uma década. Era imperativo preservar aquela documentação. Assim, inicia-se a proposta de utilização do acervo do MDCI para além da prática docente, ao desenvolver projetos e ações para disponibilizar, preservar, difundir a história e memória da comunidade escolar e do bairro. A partir de 2017, a participação no grupo de pesquisa RedePub, vinculado à pós-graduação do Gestec da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), fundamentou as bases teóricas que trilharam o caminho do desenvolvimento do Museu Virtual MDCI.

O Museu Virtual MDCI foi estruturado a partir da digitalização do acervo do Museu Didático Comunitário de Itapuã (MDCI) composto de rica documentação textual e imagética da história dos moradores de Itapuã, além dos estudantes, professores e funcionários do Colégio Governador Lomanto Júnior (CEGLJ). Durante a elaboração deste projeto, o Sr. Ulisses dos Santos, educador cultural, morador de Itapuã, então com 76 anos, externou um desejo: "Gostaria de contar a história de Itapuã antes de deixar essa vida”. Assim, confirmava-se o propósito do Museu Virtual MDCI: permitir a cada pessoa principalmente da comunidade de Itapuã o direito e a oportunidade de ter sua história de vida perpetuada e reconhecida como uma fonte de conhecimento e saber pela sociedade. Estas pessoas precisam ser ouvidas e dar espaço para difusão de suas histórias. 

Portanto, esse Museu Virtual sem fins lucrativos, com teor educativo, voltado para preservação da memória e história local é uma devolutiva ao Colégio Estadual Gov. Lomanto Júnior e à comunidade de Itapuã. A presente proposta acredita na interatividade como difusora do saber e produtora do conhecimento a partir da história vida das pessoas, para tanto instiga a participação de todos na formação do acervo deste Museu Virtual. Vamos lá! Conte sua História. O Museu Virtual MDCI é seu.  

Salvador, BA © 2019 – MUSEU VIRTUAL MDCI

site feito por Lara Carvalho através do Wix